ORAÇÃO DO PAI NOSSO

 

 

VOCÊ JÁ OROU HOJE?

 

 

Prezado (a),

 

Seria tão bom se o nosso “coração” olhasse diferente o que é de bom, e não o que os nossos olhos reparam em circunstâncias que nos dividem; assim a compreensão da fé, não se basearia em conhecimentos de homens, mas em Palavra de Vida, que é a PALAVRA DE DEUS, mesmo que ela seja profundamente constrangedora, mas que, em sentido de amor, nos torne aptos a dizer: Pai nosso que estás nos céus...

 

Vamos orar o Pai Nosso? Mas antes, porém, entendamos que esta oração, modelo que Jesus nos ensinou, tem fundamento, e não apenas palavras. Oração é um estilo de vida, repare, está se direcionando o quê, e a quem? Não significa apenas falarmos, “Pai nosso...”, se nossa vida não está dentro do que Jesus ensinou. Devemos entender que se está se orando o que Jesus Cristo orou. Ele orou ao Pai, Àquele a quem veio fazer a vontade, e não á sua. Tanto que em sua própria oração, Ele frisou que se deveria fazer a vontade do Pai, em qualquer lugar.

A oração do Pai Nosso deve ser feita com sabedoria, e entendimento. Deve ser feita com reflexão, pois, uma oração, independentemente de sua condição, se elevada a Deus, justifica-se bênçãos e maravilhas na vida daquele que tem esse habito constante em relacionar-se com Deus. Não precisa ser repetitiva. Perceba:

 

 

Vamos orar agora:

 

 

Abra a Bíblia no Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus, no capítulo 6, logo no versículo 9.

Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome;” venha o teu reino, seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu; o pão nosso de cada dia nos dá hoje; e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós também temos perdoado aos nossos devedores; e não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal. [Porque teu é o reino e o poder, e a glória, para sempre, Amém.]”.

 

 

Vamos refletir nesta oração?

 

 

Pai” – entenda a quem você está se dirigindo. É exatamente como se estivesse orando assim: Pai, meu Pai; a convicção de sua intimidade, entendendo que Ele sabe tudo de sua vida, até mesmo o oculto aos olhos dos homens, e que, seu coração realmente, Ele é dono. Jamais poderei esconder-me de Deus, jamais você conseguirá se esconder Dele. Eu posso esconder as minhas falhas na presença de meu semelhante, mas de Deus, nunca. Ele nos vê, e isso é importante. Contudo, muitas pessoas não querem ser vista por Deus, ou ignoram a Sua santidade. Então eu posso orar: “Pai, meu Pai, que estás nos céus”.

 

Você crê que vai para o céu? A oração afirma que Deus está nos céus, e Ele nos aguarda lá. O lugar no céu é para as vidas que se santificam; como Ele é Santo. O apostolo Pedro em sua primeira carta escreve o seguinte: “Como filhos obedientes, não vos conformeis às concupiscências que antes tínheis na vossa ignorância; mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em todo o vosso procedimento; porquanto está escrito: Sedes santos, porque Eu sou santo.” – I Pedro 1: 14 – 16.

 

Então a oração continua assim, “Santificado seja o teu Nome”. Como deveríamos orar? Santificado seja o teu Nome, (em minha vida, em minha casa, em minha família). O Nome de Deus deve ser honrado em nossas vidas, Ele te vê honrando o Nome Dele? É para refletir! “Seja feita a tua vontade” – Deveríamos orar assim: Seja feita a tua vontade (em minha vida, em minha casa, em minha família). E isso está acontecendo realmente? Reflitamos! Deus tem feito a vontade Dele em sua vida? Devemos entender que o nosso cotidiano é cheio de surpresas, e que estamos aptos a sermos vítimas de nossas próprias condições. Tal fato é que, somos seres que necessitamos, desejamos, queremos, e isso não é errado, mas o exagero, e a imprudência de muitas coisas, nos limitam em Deus. Reflita o que tem tomado o lugar de Deus em sua vida. Deus tem um lugar em sua vida?

Isso não é um fanatismo, mas a maneira de olharmos a resposta de Deus para as eventualidades da vida,  e até mesmo aquelas que não queremos que aconteça, e se acontecer, medite, Deus te veria como um fanático? Nós homens conseguimos ver, nos outros o exagero, quando é dirigido a Deus, mas não concordamos que nos tomem a atenção, quando fazemos bizarrices.

 

 “Assim na terra como no céu” A vontade de Deus, aqui na terra, é feita em sua vida? Se isso for, é seguro que seja lá no céu também. Veja o que Jesus afirma para nós: Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também” - João 14: 1-3, porque você terá convicção de que vai para céu. Não são as pessoas que vão te tirar a certeza, mas o próprio Senhor Deus confirma em seu espírito esta verdade.

 

Contudo, muitas pessoas não acreditam no céu, e nem se Jesus Cristo vai voltar, até mesmo aquelas que se dizem cristãs. Mas sempre estão ouvindo que Jesus está voltando! Aqui entra a fé do cristão, “crendo, mesmo que não veja”.  A Bíblia ensina que: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem.” – Hebreus 11: 1. De acordo com este versículo, o apóstolo Paulo deixa bem claro que: “Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Cristo.” – Romanos 10: 17. Jesus vai voltar!  No seu coração há expectativa deste momento? De que maneira? A vontade de Deus é que Ele seja obedecido em sua plenitude, por nós aqui na terra, como seguramente é no céu. Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe, e que é galardoador (recompensador) dos que o buscam.” – Hebreus 11: 6.

Agora, o céu é o Reino de Deus. O detalhe interessante é que, mesmo o homem não conhecendo o inferno, mas supõem que seja ruim, não quer ir para lá. Mas o céu, que também não conhece, mas que supõem que possa se um lugar bom quer ir. Em que reino você está servindo aqui na terra, para merecê-lo na eternidade? Como conhecer este Reino de Deus? Esta afirmação tem conclusão, pois, existem dois tipos de reinos: O Reino de Deus, e o reino de Satanás.  Precisamos ter base Bíblica, no entanto,

 

Assim como meu Pai me confiou um Reino, Eu o confio a vós.” – Lucas 22: 29. Repare, Deus confirma o Reino de Cristo, e se somos cristãos, qual é verdadeiramente o nosso Reino? E como é fazer parte deste Reino? Em sua opinião, o Reino de Cristo é obedecido, como Ele sendo um Rei? Se Cristo é Rei, certamente, nós somos servos, então, servimos a Cristo. Como é servir a Cristo?

 

Repare a seguir o que a Bíblia ensina a respeito sobre filhos: Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus; e nós o somos. Por isso o mundo não nos conhece; porque não conheceu a ele. Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro. Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia.  E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados; e nele não há pecado. Todo o que permanece nele não vive pecando; todo o que vive pecando não o viu nem o conhece. Filhinhos, ninguém vos engane; quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo;  quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo. Aquele que é nascido de Deus não peca habitualmente; porque a semente de Deus permanece nele, e não pode continuar no pecado, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo: quem não pratica a justiça não é de Deus, nem o que não ama a seu irmão.” – I João 3: 1 – 10. Onde você se encaixa nesta situação?

 

O pão nosso de cada dia, nos dá hoje”.  Como deveríamos orar? O Pão nosso de cada dia, meu Pai, me conceda. Cristo é o pão da vida, a Palavra de Deus é o alimento de Deus para nós, a alimento físico é a benção de Deus para nós.  A Bíblia deve ser leitura diária em nossas vidas. Uma pessoa que fica sem comer durante um período, ela enfraquece e fica doente, ou até mesmo venha ir a óbito. O cristão que não estuda a Palavra, não ora, enfraquece, e pode até mesmo morrer espiritualmente. É Bíblico, se perdoar será perdoado. Vejamos: Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará a vós; se, porém, não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai perdoará vossas ofensas.” – Mateus 6: 14 e 15. É a Palavra de Deus que afirma isso, mas o perdão não é com os lábios, mas com atitude.

 

E não nos deixes entrar em tentação; mas livra-nos do mal” – Faço lembrança do próprio Senhor Jesus, após o batismo no Jordão, foi levado ao deserto.Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.” – Mateus 4: 1. Lá houve tentações, durante os 40 dias e 40 noites de jejum. Como Jesus enfrentou este desafio?  Devemos fazer o mesmo, mas para tanto, é necessário ter o conhecimento, o habito de estudar a Palavra, e com este habito, tê-lo, com a oração. Satanás em ofensiva falou a Jesus. Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.” – Mateus 4: 3. Repare o interessante que o inimigo quer fazer confusão em nossas mentes. Você realmente é filho de Deus? Ele quer colocar dúvidas! Jesus nos mostra que até Ele usou da Palavra. Use também. Jesus respondeu a Satanás: Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.” – Mateus 4: 4. Tem saído de sua boca, que deve estar alojada em seu coração, a Palavra de Deus, para todos os fins? Assim foi as outras duas tentativas de Satanás contra Jesus, mas Ele respondeu: Está escrito!” Com esta atitude, que revela ato de cristão, Deus nos livra de todo o mal. Ele pode vir, mas o seu coração estará pronto para responder, com autoridade.

 

“Porque teu é o Reino e o Poder, e a Glória, para sempre, Amém”. Você reconhece o Reino de Deus, o Poder de Deus e a Glória de Deus, para sempre, amém? Esta é a oração do pai nosso, e dela muitas coisas mais Ele nos ensinou, como está ensinando neste exato momento. Contudo, o seu coração é quem vai decidir se aceita ou não chamar com autenticidade o Pai que está nos céus.  Ele reconhece o que é de verdade.

 

Com amor, em Cristo Jesus,

DEUS O ABENÇOE!